Transubstanciação

A transubstanciação

Santa ceia da Grande Prostituta

A maneira particular de a Grande Prostituta interpretar e assim fazer a santa ceia, culminou no surgimento da Doutrina da Transubstanciação. Usaremos a mesma para exemplificar e mostrar como as pessoas podem confundir o próprio Deus com fetiches.

Para os fiéis da Grande Prostituta durante a celebração da Eucaristia; ocorreria uma mudança de substância; ou transubstanciação. Ou seja, durante a missa, o sacerdote supostamente teria o poder miraculoso de transformar o pão e o vinho no corpo e no sangue de Jesus Cristo, não de forma simbólica, mas no sentido literal.

Depois da consagração, o sacerdote coloca o pão em um ostensório, ou seja, o coloca no centro da imagem do deus sol, para consagração.
Então a hóstia consagrada passa a ser tratada como o próprio Cristo, recebendo a adoração dos fiéis ajoelhados.

E com isso é interessante notar a incrível semelhança da imagem desenhada no ostensório com a representação exata do deus sol que pagãos da antiguidade adoravam abertamente.

Especificamente temos o exemplo do Egito;

“No Egito, o deus sol (como Osíris) era adorado na forma de um biscoito redondo. Os membros da religião egípcia comiam o seu deus para dele colherem a força e a luz; daí a origem do “deus hóstia” da Grande Prostituta.

Já o Ostensório, que os fiéis da Grande Prostituta adoram e o considera “santíssimo”, é uma réplica perfeita do deus sol, onde a mesma nos cultos pagãos era adorada e venerada como deus sol, além disso, a mesma era usada pelos pagãos; para guardar um biscoitinho comestível, que por sua vez é chamado de hóstia, na doutrina da Grande Prostituta.

Esse biscoito que era considerado substancia do deus sol era comido pelos fiéis pagãos e era chamado de sacrifício incruento; ao seu deus. Isso foi totalmente copiado pela Grande Prostituta.

Até as iniciais “IHS” que há nas hóstias foram copiadas do paganismo, pois, o significado delas é Ísis, Horus e Set, os quais representam o deus sol, o mesmo que todos os pagãos têm como o deus maior! Mas disfarçadamente dizem que significa Jesus homem Santo ou Jesus hóstia Santa. Ou seja, Jesus sacrifício sagrado.

Segundo a doutrina da Grande Prostituta, uma vez acontecida não há como desfazer a transformação. Se após a comunhão ainda sobrarem elementos, estes ficarão guardados em local considerado sagrado como o sacrário, local esse, em que esses elementos sobrados continuarão a receber adoração e preces.

Outro aspecto torna essa doutrina ainda mais questionável: a crença de que as pessoas que tomam a hóstia na missa podem ser purificadas e preservadas de cometer outros pecados no futuro.

A Doutrina da Transubstanciação foi aceita pela Grande Prostituta durante o concilio de Trento, mas não pode ser sustentada biblicamente. Mesmo assim, seu fiéis fazem uma interpretação literal do seguinte texto:

(João 6:53,54)“ Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no ultimo dia.”

Quando lemos o texto acima fica fácil de entender que Jesus está usando uma metáfora. Fazia parte de Sua pedagogia Se expressar dessa maneira, e Ele agiu assim muitas vezes. O sentido da Santa Ceia está na comunhão em torno da mesma fé em Cristo, para memória, anúncio e compromisso, até que Ele volte. Não faz sentido transformar os elementos em ídolos.

Quando você considera a historia como sendo algo possuidor da mesma substancia de Cristo, está dizendo que ela é o próprio Cristo, da maneira mais fetichista possível.

A transubstanciação encontra correspondentes em diversas religiões pagãs. Também no Egito antigo, os sacerdotes consagravam um bolo, que era comido num ritual, na crença de que ele se transformasse na carne de Osíris. Rituais parecidos também foram encontrados em religiões pagãs no México e na América Central, onde sacerdotes consagravam imagens de farinha de trigo e as distribuíram ao povo, para serem comidas, como se fossem carne divina.

A palavra hóstia significa “sacrifício, Vítima”. Isso porque os fiéis da Grande Prostituta defendem a idéia de que, a cada celebração da Eucaristia, o sacrifício de Cristo se renova. Dessa maneira, a cada missa haveria um novo sacrifício, ao contrario de que o autor da carta aos Hebreus nos ensina:

(Hebreus 10:10a14)“Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas. Ora todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado do seus pés. Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.”

Ao contrário do que ensina a Doutrina da Transubstanciação, o sacrifício de Cristo foi pleno e suficiente. Ele aconteceu uma única vez e não necessita ser renovado através da Eucaristia, conforme o que eles defendem.

(Aos Hebreus 9:24a28) “Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante a face de Deus; Nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes , como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo do Santos com sangue alheio.

Doutra maneira, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou de uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.

“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para tirar os pecados de muito, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.”

Além disso, irmãos fazemos a santa ceia em memória de Cristo, até que venha. Porém os fiéis da Grande Prostituta fazem a santa ceia com o sentido, de a mesma ser um sacrifício literal. E também não usamos nenhuma sigla, pois, isso não é bíblico!

4 comentários:

  1. Prezado irmão que escreveu esta matéria. Que o Senhor Jesus o ilumine para que siga o Seu mandamento: "não julguei para que não sejais julgados. Não xingue a Igreja de Cristo de "prostituta", isso é muito feio! Se o seu pastor não te ensina o respeito ao próximo, vá para outra denominação, pois acredito que a Bíblia não nos ensina a ofender o próximo. Fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Oh Alessandro! Palavras tocante a sua, deixe de comodismo,qd ele fala prostituta ele tem tda razão e vc não sabe o q fala isso mosyra q vc é biblicamente leigo, não fique só no basicão só lendo o que massageia seu ego ,busque mais a fundo o significado da prostituta e faça umas pesquisas de história e vc verá q vc não passa de um ALUNO! VAi comer bíblia mané!

    ResponderExcluir
  3. O que diz sobre a doutrina da transubstanciacao e bem verdade, nosso salvador que alias nao na chama Jesus, mas sim YAHUSHUA nome verdadeiro que salva, nos disse por metaforas e nao estava querendo dizer para transformarmos aquilo em um ritual no sentido literal e sim que o pão que ele estava distribuindo era a PALAVRA dele que fosse anunciada e Promessa de vida Eterna a quem quer nele e amar o seu proximo como ele ensinou...e o calix de que deu aos discipulos e disse ser o seu sangue, ele se referia que teriamos que enfrentar um sofrimentos, aflicoes, perseguicoes... Como aconteceu com ele depois disso esse sangue representaria o novo concerto que ele fez morrendo por noz no madeiro para nos dar o direito de salvacao e de vida eterna...pode ver la no livro de Joao Cap 6 versos 60 ao 64... Ele explica assim no verso 63: "O espirito e o que vivifica, a carne para nada aproveita;as palavras que eu vos disse sao ESPIRITO e VIDA". Isso prova que elr nao estava instituindo nenhuma SANTA CEIA, e sim que usou metaforas para explicação...sabendo de que Judas o havia de entregar a condenacao, ele disse que examine se o homem a si mesmo e assim coma deste pao e beba deste calix a fim de que nao venhamos a ser como Judas e hipocritas desonestos como tem sido a Grande Prostituta de que fala nas escrituras...

    ResponderExcluir
  4. Perdoa-lhe, pois não sabem o fazem (dizem).
    Convertam, enquanto ha tempo...

    Chamar a igreja de Cristo de prostituta é uma blasfemia...suicidio espiritual.

    Paz e bem.

    ResponderExcluir