Olimpíadas

Olimpíadas

Na história das Olimpíadas indica que seus jogos começaram a ser realizados por volta de ano 776 a.C. na Grécia, quando tinha como intenção celebrar aos deuses; esse evento durava sete dias. No primeiro dia, sacrificavam-se animais e ofereciam-se vinho e mel para agradar a Zeus, o deus de todo os deuses gregos. Nos dias seguintes eram realizadas as provas esportivas. No sétimo e último dia, havia procissões em agradecimento aos deuses, através de sacrifícios de animais; banquetes e festas. Esses jogos Olímpicos decorriam no santuário de Zeus na cidade de Olímpia Este santuário retira o seu nome ao Monte Olímpio (que se situa longe do local. Fica na Tessália, norte da Grécia), ponto mais elevado da Grécia continental e que era na mitologia grega a residência das divindades.

Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Resumindo cultuavam a deuses pagãos!

Devido ser taxada como manifestação do paganismo, a Olimpíada foi proibida, em 398 d.C. pelo imperador da época, Teodósio 1º que se convertera ao cristianismo.

Muitos anos passados; em 1896, o francês Barão de Coubertin decidiu recuperar o espírito da competição, reavivando as Olimpíadas. A parti desta recuperação dos jogos Olímpicos, só foi interrompido durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

Agora sabemos que as Olimpíadas é uma organização pagã. Uma festa dedicada a ídolos! Por isso as Sagradas Escrituras nos advertiram;

 (Efésios 5:11ª15) E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.... Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios....

(Atos 15:20) mas escreve-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos................  (2º Coríntios 6:15) Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?

Irmãos! Se tivermos que nos esforça para ganhar algo que seja a salvação! O apóstolo Paulo que conhecia bem a língua grega, Dando um exemplo sobre dois esportes olímpicos da época (a corrida e o pugilato) Escreveu à comunidade de Corinto (cidade portuária da Grécia): “Não sabeis que aqueles que correm no estádio, correm todos, mas um só ganha o prêmio? Correi, portanto, de maneira a consegui-lo. Os atletas se abstém de tudo; eles para ganhar uma coroa perecível, nós, porém, para ganhar uma coroa imperecível. Quanto a mim é assim que corro, não como quem vai sem rumo. É assim que pratico o pugilato; mas não como quem luta contra o ar.” (1º Cor 9, 24-26)  Notaram ele disse para ganhar uma coroa imperecível! Na época o premio era uma perecível coroa de louros. Então sabemos que o mesmo não está se referindo as reais competições pagãs!  Temos que nos preparar, e lutar para conseguir o grande prêmio, espiritual! Igualmente ao Apostolo Paulo. Mas “Um atleta não recebe a coroa se não lutou conforme as regras.” (2º Timóteo, 2, 5) Faça uma boa competição! Leia a bíblia; não de brecha para heresias e idolatrias.

Para que você possa dizer igual ao Apóstolo; “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé (2º Timóteo 4, 7)

Corra em direção a Salvação! (Filipenses 3:12ª14) Não que eu tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para que também fui conquistado por Cristo Jesus, Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Notou qual alvo, temos que almejar atingir?

(Tiago 1:12 ) O homem que resiste à tentação, receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu aos que o amam.

Devemos nos preparar, pois, quando o Supremo Pastor se manifestar, então recebereis a coroa imperecível da glória. (1º Pedro 5:4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário