Mulher como pastora

A mulher como apóstola, bispa e pastora

A bíblia mostra: que mulher não pode ser pastora, bispa e muito menos apostola, porém muitos alegam que todos somos um em cristo, outros alegam que muitas mulheres foram usadas por Deus.

Irmãos. Não podemos esquecer que estamos falando que a bíblia diz que mulher não pode ser apóstola, bispa ou pastora! Percebam que em toda história bíblica, nunca teve, mulher como apóstola, bispa ou pastora. Porém, tinha na história, bíblica muitas; mulheres usadas por Deus, por exemplo: Débora, Jael, Ester e outras. Elas foram usadas na antiga aliança, para profetizar, e pedir misericórdia, em favor do povo judeu. Ou seja, apenas por estarem sendo usadas por Deus, automaticamente estavam agindo pelo Espírito Santo, conseguindo interceder, profetizar, etc.

Muitas mulheres, ao serem alertadas sobre, o fato, que a bíblia mostra: que mulheres não podem ser apóstola, bispa, pastora etc. Dizem que todos somos um em Cristo, e que, isso é religiosismo, machismo e usam o versículo: ( Aos Gálatas 3:27ª29). Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiro conforme a promessa. Porém sabemos que quando Paulo diz seremos um em Cristo, ele está se referindo, a situação em que todos os salvos em Cristo receberão o Espírito e a herança do porvir, ou seja, estaremos com o Senhor, lugar onde (Mateus 22:30) nem casam e não são dados em casamento, mas serão como os anjos de Deus no céu, nessas circunstâncias, seremos um pelo Espírito Santo que habita em todos os cristãos, ou seja, quando Paulo diz: porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes em Cristo (Espírito Santo), estava dizendo que somos um, pela ação de todos aceitarem a Cristo, tanto Judeu como Grego. Esse versículo não está dizendo que mulher é igual ao homem, e que ambos têm a mesma posição perante o Deus, nesse período de vida terrena. Claro que para Deus todo mundo é igual, e sabemos que o mesmo não faz acepção de pessoas, porém Deus estabeleceu uma hierarquia divina, pelo que mostra a bíblia é assim:

O Senhor disse em (Gênesis 3:16) E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

(1º Coríntios 11:3) Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o varão, e o varão a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo

Se o homem é, a cabeça da mulher, como pode a mulher ser apostola, bispa ou pastora já que pastoreará também muitos homens?

Só esses versículos já seriam suficientes para provar que está errado mulher ser apostola, bispa ou pastora, porque está claro que em situações estabelecidas por Deus a mulher não pode ser a cabeça, então como pode encabeçar uma multidão, como pode liderar se por um decreto divino a cabeça é o varão!

Mas para deixar mais claro, queremos esclarecer, que todos podem adorar a Deus, em qualquer lugar, podemos ler a bíblia, mas há outro decreto divino, que diz que em culto a Deus mulher não pode falar como está escrito em: (1º A Timóteo 2:9ª14) Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas como convém a mulheres que fazem profissão de servir ao senhor com boas obras. “A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido;mas que esteja, em silêncio. Porque, primeiro, foi formado Adão, depois, Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão”.Ou seja, se não pode falar (no púlpito) quanto mais pregar na condição de apóstola, bispa ou pastora.

Isso quer dizer que as mulheres não podem ensinar? Não podem no púlpito! Mas isso não quer dizer que as mulheres não podem ensinar as crianças nas escolas bíblicas, ou as próprias crianças em casa. Isso pode, pois ela tem autoridade sobre as crianças.

Mas ela não tem autoridade sobre o marido, pois, Deus não a deu.

As viúvas idosas podem dar orientação as mulheres mais novas. Assim diz Paulo. (Tito 2:3,4)

Também pode mulheres ensinar mulheres, mas não podem ensinar a homens.

Pois é ordem de Deus, para o casamento é assim: o homem é a cabeça da família, ele é quem tem autoridade. A ordem é clara. Independente se o varão está desempregado, se ganha menos, ou se tem estando posição social e cultural inferior a da mulher, ainda sim a autoridade é dele pelo decreto divino, e se o homem não faz a sua obrigação como varão sendo espancador, perdulário, beberrão ou adúltero, cabe a mulher orar a Deus pedindo a sua transformação, ou divorciar-se do mesmo, mas, nunca tirar sua autoridade, pois, se isso acontecer, a maldição já está instalada no lar, e tudo isso, porque contrariou a palavra de Deus, além disso o varão fica humilhado em sua própria casa perdendo a vontade até de estar com família: com tais acontecimentos alguns chegam a tomar extremas, como abandonar a família, outros decidem não fazer mais nada em prol da família.

Acaba também perdendo, a motivação e entusiasmo para trabalhar, e atividades do dia a dia, dado a isso, fica livre da obrigação de fazer qualquer coisa para sua família, pois, se cada um faz o que quer, porque o varão tem que ser o provedor da casa? Nesse mundo que jaz o maligno, estamos sujeitos a todo tipo de influencia mundana, isso acontece com qualquer um, mas, o estrago é maior onde uma família não obedece ao decreto divino, ou seja, o varão como cabeça e autoridade da casa, e quando não acontece desta forma, a tendência dos filhos é não honrar, respeitar e obedecer a seus pais, causando com isso sua própria maldição.

(Êxodo 20:12) Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

(Deuteronômio 27:16) Maldito aquele que desprezar a seu pai ou à sua mãe: E todo o povo dirá: Amém

(Efézios 6:1ª3)Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. O descumprimento de qualquer ordem divina é pecado e abre brecha para o inimigo agir, causando contendas, desordem, vícios e doenças, destruindo a instituição mais valiosa que Deus criou o casamento. E a única saída para reverter, essa situação é o arrependimento pedindo misericórdia de Deus, e aceitando o nosso Senhor Jesus Cristo como Salvador, pois, só o sangue de Cristo pode purificar-nos dos nossos pecados e transgressões. (1º João 1:7)

Irmãos não estamos escrevendo esta apostila, simplesmente para criticar, mas, sim com muita tristeza na alma, pois, também não gostaríamos que fosse assim, mas, alguém tem que desmascarar o arqui-enganador, que usando a grande prostituta e outras, perverteu toda a palavra de Deus, levando muitos cristãos inocentes a serem idolatra, herege etc..Perdendo com isso o arrebatamento. É por amor a nossos irmãos, e dever nosso: Exortá-los, alertando do perigo dos erros doutrinários em que, estão envolvidos, pois, precisamos cumprir nosso ministério e não podemos enterrar o talento que Deus nos deu. (2º Timóteo 4:2a5) Que pregues a palavra, inste a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra dum evangelista, cumpre teu ministério. (1ºTimoteo 4:1a3) Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos, tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento se ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças.

E que o Espírito Santo nos ilumine, abrindo cada vez mais as nossas mentes espirituais, para que, tenhamos sabedoria e entendimento para conhecermos o que Deus quer de nós, ou seja, adoração e louvor com um coração (pensamento) reto e sincero, “sem heresia e idolatria” E que a paz do Senhor Jesus Cristo esteja com todos.

79 comentários:

  1. A minha opinião é de que a mulher pode simplesmente desejar ser pastora pelo simples fato de querer. Diante das muitas versões apresentadas ví muitas opiniões e pouca base bíblica.
    Me perdoe minhas amigas pastoras, mas biblicamente falando a mulher não pode ser ordenada ao ministério pastoral.
    Lamentavelmente quem adota tal prática segue o que se chama de REVELAÇÃO: "Sou pastora porque Deus revelou".
    Pergunto: Deus vai contra a sua Palavra?
    Responda vocês.
    A Bíblia destaca mulheres exercendo grandes funções: Profetizas, Obreiras (alguns denominam de diaconisas), Missionárias, Juíza, Ensinadora... Menos pastora.
    Uma das mais errôneas teses apresentadas é a de que Raquel foi pastora. Realmente a Bíblia defende isso, mas tal situação não habilita mulheres a exercer o pastorado.
    O fato de Raquel ter sido pastora de ovelhas, não se tratava de outra coisa além de uma profissão. Mulher pode ser pastora, costureira, juíza, presidente...
    Ao se tratar do rebanho de Cristo a Bíblia já fala de sacerdócio, e de todas as referências que temos foi assumido por homens.
    Não encontro na Bíblia sacerdotisas.
    Muitas mulheres foram ordenadas à pastoras pelos simples fato de muitos pastores presidentes tratarem a igreja como um grande investimento e colocarem suas esposas como vices.
    Fico à disposição para maiores esclarecimento e para argumentos diferentes.
    Não um crítico desenfreado nem pessimista, mas entre ficar com uma revelação, fico com a Bíblia Sagrada - a maior revelação.
    Paz!

    Meu blog:

    pastordanielaguiar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a paz varao apoiado a resposta que deus continue te abencoando.

      Excluir
    2. A PAZ SEJA COM TODOS!
      RESPOSTAS,BIBLICAMENTE CORRETAS,FICO TBM,COM OS PRICIPIOS BIBLICOS,MAS VOU DEIXAR BEM CLARO, QUANDO SOOU NO MEU OUVIDO,A PALAVRA PASTORA, CONFESSO,QUE SENTI,DENTRO DE MIM, UMA GUERRA, MAS PARA UM LADO, DOU GLORIAS A DEUS, PQ É MISTER, QUE TUDO ACONTEÇA, PAULO ENFATIZOU, SOBRE OS DIAS TRABALHOSOS, É EXATAMENTE ISSO, NÃO É ESTRANHO, DEPOIS QUE ALGUMAS SE INTITULARAM PASTORAS, VEIO DEPOIS BISPAS, AGORA, APOSTOLAS...NEM SEI MAIS O QUE POSSA VIR,DO JEITO QUE TA INDO,NÃO DEMORA,VAI VIR AI, ANCIÃ...VOU RELATAR,ALGO,QUE PRESENCIAMOS, HA UNS 8 ANOS ATRÁS, DEPARAMOS COM UM SENHOR,O MESMO ESTAVA COMO UM ANDARILHO,DAI CONVERSANDO COM ELE, DESCOBRIMOS, QUE O MESMO, ERA DIRIGENTE DE UMA IGREJA, NÃO SEI, SE ERA PASTOR, EMFIM...DIRIGENTE, NA ÉPOCA O MESMO ESTAVA AFASTADO, CONVERSANDO, ELE FALOU, QUE SE AFASTOU, PORQUE A SUA ESPOSA, SE TORNOU UMA PASTORA, QUE OS DOIS NÃO ESTAVA DANDO MAIS CERTOS, E QUE A MULHER DELE, NÃO ACEITAVA AS COLOCAÇÕES DELE, POR O MESMO NÃO ACEITAR ELA, COMO PASTORA, MAS EMFIM, OS IRMÃOS, DEVA DEDUZIR AS DISCORDIAS, AS LAMBANÇAS, NISSO O IRMÃO NÃO AGUENTOU AS PRESSÕES,FOI SE ESFRIANDO, E SAI DE CASA, VIROU UM ANDARILHO, GENTE, ERA DE DAR PENA...O IRMÃO QUE ABORDOU ESSE DELICADO ASSUNTO, FALOU QUE, PODERIA ACONTECER AS CONTENDAS ETC...ASSIM ACONTECEU COM O IRMÃO ANDARILHO, ELE DIZIA, QUE A ESPOSA DELE, QUERIA DOMINAR MESMO...NO MEU PONTO DE VISTA, EU ACHO QUE, FOI ALGUMA MULHER, QUE SE INTITULOU PASTORA, ISSO APARECEU FOI DE UNS 17,18 ANOS ATRÁS..SOU MINEIRO, MUDEI DE BH, PARA CAMPINAS EM 96, NÃO ME LEMBRO QUE MENCIONAVA PASTORA, NÃO TINHA NADA DISSO, O IRMÃO QUE ABORDOU O ASSUNTO, DISSE QUE PODE SER ALGUM PASTOR, QUE INTITULOU A SUA ESPOSA COMO PASTORA, PARA QUE A MESMA, SUPOSTAMENTE, NA FALTA, VIRIA ASSUMIR A DIREÇÃO, BOM, NÃO SEI, MAS DO JEITO QUE OS HOMENS ESTÃO GANÂCIOSOS,NÃO DUVIDO...LEMBRANDO, EU TBM, NÃO ESTOU FALANDO DE MAXISMOS, E SIM DE ACHISMOS ANT-BIBLICOS, QUE ENVEREDOU-SE DENTRO DAS CONGREGAÇÕES,E A IGREJA, ACABA SENDO LEVADA, POR DOUTRINAS ERRÔNIAS, EMFIM...QUE AS MULHERES, FIQUEM NA POSIÇÃO QUE A BIBLIA MANDA, SE ESTÃO FAZENDO CONTRA, ESTÃO DETURPANDO,E TRASGRIDINDO A PALAVRA DE DEUS...

      Excluir
    3. Mas na bíblia diz que não tem bispa e me pastora e diaconisa e abibria que diz

      Excluir
    4. Meu sonho era ser Pastora, mas depois de ler aqui o texto e algumas respostas, coloco-me em posição de rebanho, e jamais vou descumprir uma ordem do meu Deus! Posso ao invés de pregar, abrir uma Casa de Orações ou Reuniões apenas para mulheres, para tratarmos, conversarmos, expormos nossas dúvidas e cuidar apenas a respeito da Bíblia e de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Alí poderemos evangilizar até, convidando um Pastor para pregar alguns dias do mês, aceito as Palavras Sagradas do meu Senhor com certeza e compreendo!

      Excluir
    5. Sou esposa de pastor,mas nunca me considerei pastora,sempre soube que isso não existe,sou auxiliados de mau marido.
      Pois a mulher é para auxiliar, ajudar e não pastorear.

      Excluir
    6. Sou esposa de pastor,mas nunca me considerei pastora,sempre soube que isso não existe,sou auxiliadora de mau marido.
      Pois a mulher é para auxiliar, ajudar e não pastorear.

      Excluir
  2. A mulher pode profetizar no púllpito, cantar, até mesmo ensinar se for capacitada; o que não pode e ser líder na igreja, ou seja, ensinar acima da autoridade masculina, pois como disse Paulo: o homem foi criado primeiro e sobre ele estava toda a autoridade no Edem. Adão era o líder da mulher, dos animais e de tudo o que havia no Jardim. Assim também tem que ser hoje em dia: o homem tem que governar a própria casa e também a casa de Deus; e não ser governado por mulheres; então, mulher pastora não existe é coisa dos homens e não de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz irmão, agradecemos pelo seu comentário, porém temos que alertar ao irmão quanto a uma coisa, dizendo que a mulher não pode ensinar em culto (que tem o púlpito), nem se for capacitada, em outras palavras ser capacitada ou não, não da a elas a permissão para passar por cima de uma ordem divina, ensinar é um serviço a Deus e Ele já estabeleceu como deve ser feito, isto é, tendo o homem como líder, cabeça.
      Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade.
      (...)
      A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
      Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
      Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
      1 Timóteo 2:7-15
      Perceba que a mulher mais capacitada, poderia sim por vontade contraria a palavra de Deus, usar de autoridade sobre o marido, mas Deus não permiti isso.
      Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
      E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
      Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.
      1 Timóteo 2:13-15
      Saiba porém que a mulher pode ensinar a crianças e outras mulheres fora da reunião dos irmãos, mas jamais no momento em que os irmãos estão congregando, pois o culto é espiritual e deve seguir sua ordem espiritual, assim também deve ser na família, o que NÃO significa que Deus está dando autoridade para marido falar e fazer o que quer com sua mulher, pois quanto a isso a ordem é que o varão ame sua esposa assim como Cristo amou a igreja, ou seja, amar a esposa incondicionalmente, portanto o homem ser o cabeça não significa humilhação ou mal tratos a mulheres, elas não devem se sentir para baixo por isso, concorda? Nossas irmãs devem sentir-se feliz em seguir a vontade de Deus permanecendo com modéstia na fé, e por falar nisso deixo aqui o significado da palavra modéstia: “ausência de vaidade em relação ao próprio valor, às próprias realizações, êxitos etc.; despretensão.”
      Afinal toda gloria, honra e louvor que seja dado a Deus.
      Cultuar a Deus, não significa ter de lutar por prestigio, cargo ou autoridade mas sim, fazer a perfeita e agradável vontade Dele.

      Excluir
  3. Bom!! Na minha opinião devemos observar o contexto biblico pra fazer tal afirmação. Na época em que foi escrito a carta a Timóteo a cidade de Éfeso em que estava situado o ministério dele era um importante centro comercial, político e religioso semelhante a Alexandria e Antioquia, e continha um templo famoso dedicado a Artemis (Diana para os romanos), considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. Segundo historiadores e teólogos foi por esta causa que o Apostolo Paulo deu essa advertência para Timóteo. Acho que quando fazemos essa afirmação, temos que fazer um exegese do texto e histórico para se ter clareza dos fatos... "E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas FILHAS profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as SERVAS, naqueles dias, derramarei o meu Espírito". Joel 2:28,29. "Nisto não há judeu nem grego, não há servo nem livre, não há macho nem fêmea, porque todos vós sois um em Cristo Jesus". Gálatas 3:28.
    Miriã era profetisa (Êxodo 15:20)
    Hulda era profetisa (2º Reis 22:14)
    Débora era profetisa: "Ora, Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo". (Juízes 4:4) Não estou dizendo que estou certo ou errado antes que julguem...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o irmao a paz seu comentario esta certissimo agora onde foi que houve controversia no seu comentario porque tudo que vc digitou esta de acordo com a palavra agora vc memso pode ver qudeus nao impede da mulher profetizar etc... todas essas coisas que vc colocou mas a funcao de pastorear nao existe essa funcao nem dada por deus nem por jesus.

      Excluir
    2. Graça e paz irmão, agradecemos seu comentário, primeiro saiba que estudar é aprender ou desaprender o que não tem base na palavra e assim crescer no entendimento, ou seja, bem diferente de julgar ou ser julgado, até porque controvérsias fazem parte. Agora saiba amado que sempre procuramos considerar o contexto bíblico como alertastes.
      O versículo de Joel trata de um tempo que vem antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor, ou seja, do tempo da graça, no qual estamos e que iniciou-se no dia de pentecostes, cumprindo essa profecia dita por Joel, conforme está escrito em Atos 2:14-20
      Como o nosso irmão Jean Francisco já disse usando outras palavras o fato que existir irmãs que profetizam, não significa que elas sejam lideres e cabeças de congregações, ou que possam ser líderes sendo pastora, bispas ou apostolas, além disso, ter dom de profecia não da a elas autoridade para ensinar na congregação (reunião), ou ser cabeça dos homens, até porque nossas irmãs com esse dom, não são os profetas de antes, os quais por sua vez, sim, tinham uma posição de destaque, mas os profetas de hoje ou melhor aqueles que tem dom de profecia tem a função de edificar a igreja, não de encabeçar, subindo ao púlpito como líder, mas se querem ensinar sem passar por cima da ordem divina que ensinem a outras mulheres, como as viúvas ensinam as mulheres mais novas e também podem ensinar as crianças e no geral que os homens sejam cabeça, conforme ordem do Senhor.
      Entenda que ser profeta hoje, não significa ser igual ao profeta do antigo testamento, antes da vinda de nosso Senhor Jesus só algumas pessoas como os profetas e Reis ungidos tinham o Espírito Santo, quanto aos profetas, obviamente esses tinham automaticamente uma posição elevada, afinal eles falavam com Deus, consequentemente eles lideravam aqueles que não tinham esse acesso ao Pai, afinal eles transmitiam a mensagem de Deus, por isso lideravam, agora estamos em outro tempo, onde todos formam um só corpo, cada um com uma função, sem ninguém em posição especial, simplesmente cada um em sua função. Que haja mulheres que profetizam, mas faça isso com modéstia, ou seja, que tenham em si a ausência de vaidade em relação ao próprio valor, que não queiram ser grande passando por cima de uma ordem divina em prol do status de cabeça ou mais entendida. E não estamos dizendo para as mulheres se humilharem em relação aos homens, mas sim, para obedecer a Deus deixando de lado esse status inútil de ser cabeça, afinal o que deve importar é agradar ao Senhor, portanto o status ou melhor a honra seja dada a Deus.
      Quanto a Débora, Miriã e Hulda elas eram profetas sim, e julgavam o povo, Deus as escolheu e estabeleceu assim como estabeleceu que em nossos dias a mulher não deve ensinar e exercer autoridade, consequentemente não devem liderar, o que significa dizer que não podem ser pastora, bispa ou apostola. Quem decide e escolhe é Deus, perceba que Miriã era profetizava mas o cabeça era Moises, ou seja, ser profeta não significava ser líder, salvo a exceção de quando Deus só tem a pessoa em questão para liderar, seja homem ou mulher, só era cabeça quem Deus decidia que fosse, então agora sabemos que ser profeta não significava ser cabeça, pois se fosse assim Miriã, também seria líder e não submissa a Moises, além disso os profetas de hoje tem outras funções e são diferentes desses antigos, são de outra dispensação (outro tempo) e como já dito ter dom de profecia não significa ser cabeça, logo essas filhas que profetizariam, não seria jamais pastora, bispas e apostolas, até porque no cumprimento dessa profecia quem estava liderando eram os apóstolos de Jesus. Quanto ao versículo de gálatas trata da salvação, a qual Deus não faz acepção de pessoas, todos são salvos pela graça, portanto ninguém terá nada a oferecer por sua salvação, afinal é de graça e não depende de ser homem ou mulher.


      Excluir
  4. Abençoado venho aqui lhe pedir que leia um pouquinho mais, porque em gênesis fala de uma pastora, se esta na bíblia é porque a mulher também pode ser pastora.

    Ele ainda estava conversando, quando chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, pois ela era pastora.

    Gênesis 29:9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz irmã, quando em nosso texto falamos de pastora nos referimos a uma pessoa que guia as outras, mas ao invés de falarmos assim: "pessoas" que guiam as "outras" usamos uma metafora biblica, na qual a pessoa que guia as outras é como um pastor que guia as ovelhas e se é assim, podemos usar os nomes "pastor e ovelhas" Agora perceba.. que a bíblia ao falar de seus servos se utiliza dessa matafora, mas perceba tambem, que a biblia fala de pastor e pastora, no sentido literal, que são pessoas que realmente cuidam de animais que no caso são ovelhas, iguais aos fazenderos. Note que o versiculo que irmã citou, fala literalmente de animais, portanto esse versiculo não prova a existencia de pastora no sentido figurado e espiritual.

      Excluir
    2. A Mulher não usa de autoridade sobre o SEU marido, em sentido conjugal. Isso não significa que a Mulher não pode ser uma dirigente espiritual. Até porque, Eva era uma Adjuntora para Adão; ao passo que Adão cuidava do jardim, Eva, com ele, auxiliava.
      Interessante que Deus cria Eva a partir de Adão no tocante a solidão deste, em virtude de Adão possuir uma Companheira; Adão necessitava de Eva.
      Em sentido espiritual, a Mulher pode orientar sim.
      A submissão da Mulher ao homem não pode ser interpretado de maneira vulgar ou literal em sentido ministerial eclesiástico. Em nenhum lugar Jesus impede de as Mulheres ensinarem alguma coisa. Quando Cristo disse "Ide e pregai o Evangelho... ENSINANDO-OS a obedecer as palavras que Eu vos disse", Ele não Se dirigiu somente aos Seus discípulos em particular. Mas também falou às Mulheres alí presentes; aquelas que O seguiam e serviam , como, por exemplo, Maria Madalena, Sua Mãe, Joana, Salomé e outras demais.

      Deixo claro que eu discordo deste costume religioso de que somente o homem pode liderar alguma coisas, 😒!

      Excluir
    3. Ministério Cristão, esta sua reposta é completamente vazia.

      Excluir
    4. Graça e paz irmão Geovane Augusto, ao ler seu texto notei, que falou sobre a autoridade da mulher alegando que ela pode sim ser dirigente ou melhor cabeça dos homens e que ela não pode é exercer autoridade sobre o marido, porém releia 1 Timóteo 2:7-14 pois trata de uma ordem abrangente, ou seja, serve para o serviço espiritual e para convivência com o marido, veja: Para o que (...) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade. (...) Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, (...) Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. Essas direções podem tratar da vida como um todo ou só do momento de culto, mas como tais praticas são valores cristãos é para a convivência com o marido e para o culto a Deus. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Se é para elas aprenderem é tanto na congregação como em casa com o marido e caso ela saiba mais que o marido até por uma questão de respeito não deve se elevar acima dele, o que dirá se elevar passando por cima de uma ordem divina. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
      Quanto a Adão e Eva, o cabeça de tudo era Adão e Deus mandou uma companheira que o ajuda-se, E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
      Gênesis 2:20
      Mandou uma adjutora, mas isso não se significa que Eva dava orientação espiritual a Adão, que sem duvida sabia mais que ela, afinal Deus já falava com ele, portanto essa orientação quem dava era Deus. Logo seu argumento torna-se invalido.
      Ainda quanto a poder orientar, algumas mulheres orientaram o povo de Deus na antiga aliança, mas estamos na nova aliança, e para essa ordem espiritual a mulher deve sentir prazer em servir a Deus mesmo sem um cargo não autorizado a ela. Se a intenção dessas mulheres for ter cargo busque isso fora da congregação também respeitando o marido, agora se a intenção delas for servi a Deus em espírito e em verdade não ter cargo não é um problemas e outra não estamos falando de machismo ou feminismo e sim de servir a Deus.
      Saiba também que ensinar é diferente de anunciar, pregar o evangelho. Deus pode usar uma mulher para anunciar o evangelho, pois ele faz como bem entende, contudo ele mesmo já deixou ordenado a ordem para o tempo da graça, isto é, não trata de um costume, mas sim das regras para uma dispensação ou melhor tempo graça.

      Excluir
    5. Boa tarde, se até Jesus se figurou como Pastor de ovelhas para que tivéssemos essa alegoria,porque não meditarmos porque o Espírito Santo direcionou o escritor para dar enfase a qual era o trabalho de Raquel?

      Excluir
  5. Quem não tem Espírito Santo não pode entender/compreender/ver e cumprir que a mulher não pode usar de autoridade tanto na igreja como em casa. Se tudo isso é sombra, então não podem ir ao céu porque iriam querer ensinar a Jesus que é o Esposo eterno da noiva santa, pura, imaculada e errepreencivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou mulher e concordo que não há base para pastora, aliás a denominação que pertenço permite e só vejo trapalhadas na igreja, tá horrível e estou pensando em ir para outra denominação

      Excluir
    2. Vai logo irmã pelo amor de Deus!
      Pois está pecando discordando dos seus líderes. Estás correndo um grande risco fortalecer no ......

      Excluir
  6. pelo amor de deus irmao quanta ignorancia que falou de salvacao aqui

    ResponderExcluir
  7. A história da igreja serve de parâmetro ela é a régua que deve medir nossas ações como igreja, se ao longo de mais de dois mil anos de história nunca os apóstolos, pais da igreja, reformadores teólogos mencionaram tal coisa como ordenação de pastoras etc.Essa febre é coisa recente fruto do feminismo que se deu no meio do século passado no ocidente, resultado do marxismo cultural que gerou muitos filhos e filhas malditos para destruir os valores culturais judaico-cristão no ocidente! gayzismo, pedofilismo,o politicamente correto, desarmamento da população de bem e armamento nas mãos dos bandidos, animais de estimação como mais valiosos que o seres humanos rumo a legalização da zoofilia no ocidente esta é a situação da nossa decadente sociedade!

    ResponderExcluir
  8. Tenho certeza que a mulher não pode pastorear. DEUS deu a cada um sua função aqui para que cumprindo aqui treinaremos aqui pra Subir e ser mos fiel também na glória. Gostaria muito de ser pastora e serva fiel Dele. Mas quando leio sua palavra vejo de coração que não posso. Prefiro cumprir Sua palavra e ensinar onde Ele me guiar pois sinto no fundo da minha alma que meu talento é salvador de almas. E não me deixo enganar pelo mundo de hoje nem por emoções. Pois as mulheres querem dizer que podem tanto quanto eleseria e acabam fazendo tudo que um homem faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que você não pode liderar alguma coisa?

      A religião destrói vocês mesmos. É cada coisas absurda que há neste meio evangélico que nada tem de Jesus Cristo.
      Parece que Paulo, muita das vezes, é mais importante do que o próprio Jesus.

      Pesquisem mais sobre a Cidade de Corinto; ensinar alguma coisa não é exercer, necessariamente, autoridade sobre o ouvinte. O que fica em jogo também é a situação da arrogância pessoal. Se a Mulher se levanta para ser arrogante e orgulhosa bom mesmo é que ela não seja Pastora, Episcopisa e etc... Porém, se for a Mulher sábia, inteligente, respeitosa, Santa, serva de Deus e delicada, será que o Senhor, em Seu amor inefável, não a iria levantar como uma dirigente que respeita o seu marido? Que reconheça a autoridade dele? Vamos pensar um pouco. Deus é Universal, e não um Ser que fica escondido por detrás destas igrejolas que vemos no nosso dia a dia.

      A Mulher pode ser pastora ou bispa sim (ou até mesmo Profetisa), CONTANTO que ela seja moderada no que faz e reconheça a autoridade de seu marido como homem.

      Thais Pereira, olhe para as Mulheres do passado; veja as Profetisas de Deus no Antigo Testamento. Perceba como estas Mulheres movidas pelo Divino Espírito orientou muita gentes, 😉😉😉!!!

      Excluir
    2. Quem disse que você não pode liderar alguma coisa?

      A religião destrói vocês mesmos. É cada coisas absurda que há neste meio evangélico que nada tem de Jesus Cristo.
      Parece que Paulo, muita das vezes, é mais importante do que o próprio Jesus.

      Pesquisem mais sobre a Cidade de Corinto; ensinar alguma coisa não é exercer, necessariamente, autoridade sobre o ouvinte. O que fica em jogo também é a situação da arrogância pessoal. Se a Mulher se levanta para ser arrogante e orgulhosa bom mesmo é que ela não seja Pastora, Episcopisa e etc... Porém, se for a Mulher sábia, inteligente, respeitosa, Santa, serva de Deus e delicada, será que o Senhor, em Seu amor inefável, não a iria levantar como uma dirigente que respeita o seu marido? Que reconheça a autoridade dele? Vamos pensar um pouco. Deus é Universal, e não um Ser que fica escondido por detrás destas igrejolas que vemos no nosso dia a dia.

      A Mulher pode ser pastora ou bispa sim (ou até mesmo Profetisa), CONTANTO que ela seja moderada no que faz e reconheça a autoridade de seu marido como homem.

      Thais Pereira, olhe para as Mulheres do passado; veja as Profetisas de Deus no Antigo Testamento. Perceba como estas Mulheres movidas pelo Divino Espírito orientou muita gentes, 😉😉😉!!!

      Excluir
    3. Graça e paz Geovane Augusto, respondendo ao seu comentário, peço que lembre-se que não podendo a mulher abrir a boca, como poderá liderar e ensinar? Não se trata de costumes criados, mas sim do culto a Deus que é algo espiritual e que tem suas regras a serem cumpridas, uns aceitarão cumprir para honrar a Deus e outros acharão qualquer desculpa para se honrar ou honrar a seu próximo mesmo que com isso passe por cima de uma regra espiritual apresentando um ar de modernidade, sabedoria e entendimento. Pura ilusão! Vamos falar de religião? Essa palavra quer dizer religar, oras religar a que? A Deus é claro! Quem fez isso? Claro que foi o Senhor Jesus que por meio de seu sacrifício nos religou de uma vez por todas ao Pai, logo nossa religião é Jesus que não nos destrói, mas sim nos salva.
      Nessa religião há regras, todas elas devem ser cumpridas para agradar a Deus, sejam elas dadas por Jesus, sejam dadas a Paulo ou por qualquer outro, apostolo, afinal é o Espirito de Jesus que habita nos apóstolos, ou seja, o Espirito Santo. E cabe dizer que nosso Senhor Jesus veio no tempo da Lei para cumprir a Lei, e cumpriu, logo foi o único visto sem pecado, esse mesmo Senhor Jesus avisou a mulher samaritana que viria o tempo em que os verdadeiros adoradores, adorariam em espirito e em verdade, não adoraria no templo nem no monte. E esse tempo veio, iniciando-se no dia de pentecostes, ou seja, iniciou-se o tempo da graça, tempo esse em que as regras do culto a Deus havia mudado, no antigo tempo, ou antiga aliança, para falar com Deus era necessário ir aos sacerdotes, a menos que Deus quisesse falar com a pessoa diretamente, mas para o novo tempo o véu foi rasgado e todos nós podemos ir direto a Deus sem precisar de sacerdote, sem precisar ir ao templo, podendo fazer isso em suas casas, mas e as regras para essa nova forma de cultuar? Paulo contou algumas delas, dentre as quais está aquela que diz, “a mulher aprenda em silencio.” Foi o próprio Jesus quem escolheu e orientou o apostolo Paulo.
      Você citou a cidade de Corinto, mas segundo o que queres dizer, concluo que esse alerta em relação as mulheres deveria constar nas outras cartas, afinal em todas as cidades havia um templo para alguma deusa. E quanto a mulher não poder ser líder caso seja arrogante etc, lembre-se que a questão não bons modos e sim questão espiritual, decorrente de um fato ocorrido lá no Éden, que refletiu-se nesse tempo. Além do já citado o irmão ainda falou que a mulher pode sim ser dirigente ou melhor cabeça dos homens e que ela não pode é exercer autoridade sobre o marido, porém releia 1 Timóteo 2:7-14 pois trata de uma ordem abrangente, ou seja, serve para o serviço espiritual e para convivência com o marido, veja: Para o que (...) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade. (...) Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, (...) Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. Essas direções podem tratar da vida como um todo ou só do momento de culto, mas como tais praticas são valores cristãos é para a convivência com o marido e para o culto a Deus. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Se é para elas aprenderem é tanto na congregação como em casa com o marido e caso ela saiba mais que o marido até por uma questão de respeito não deve se elevar acima dele, o que dirá se elevar passando por cima de uma ordem divina. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Gênesis 2:20

      Excluir
    4. a biblia nos relata somente de diaconiza e profetiza isto e biblico por que os lideres nao obedecem a biblia,querem passar na frente de DEUS.

      Excluir
    5. Estou confusa onde está escrito que a mulher não pode ser pastora? está escrito ou não? será que devemos enxergar as coisas como se estivéssemos naquela época ou nos tempos atuais? sinceramente estou na dúvida já que hoje em dia a mulher ocupa lugar na sociedade como líder em grandes Empresas mandando em homens, ensinando nas escolas, Faculdade, grandes centros empresariais, pilota aviões, serve o exercito entra nas guerras..etc...vai nos lugares que nenhum homem ousa entrar prega a palavra pra marginais, abre uma igreja como missionária e depois de muita luta deixa preparadinho a "igreja" pra um pastor pastorear!....ainda não entendo...por mim tanto faz ter um titulo, pois com ou sem a mulher vai a luta e ganha almas para o reino de Deus! o galardão não vem por causa de títulos e sim pelo amor as almas que perecem enquanto "alguns pastores" ficam engravatados nos púlpitos. Não estou me referindo a todos pois tem muitos lobos no meio cristão.....mas isso é uma outra história.

      Excluir
    6. Nunca vi tanta estupides e tanta religiosidade. Geovane Augusto, você está certíssimo. Parabéns

      Excluir
    7. Geovane Augusto você é o único sensato neste meio de tantos religiosos estúpidos sem noção! Tem minha admiração!!

      Excluir
  9. Vou ser pra sempre se Ele quiser que seja assim a Mulher Virtuosa que só faz o bem a seu marido. E ensinar pessoas levadas pra igreja mas não subir a o púlpito e pregar. Temos que aceitar nossa posição espiritual em relação ao homem. Não pq ele veio primeiro mas pq Deus quer Assim . Pois até O PROPIO CRISTO veio como homem pra pastorear dar sermão entendimento e nos consolar pregar e ensinar o modo como deve ser até hoje pois nada de diferente nasceu abaixo do sol até hoje. Pq havia de mudar a igreja hoje? Vamos se por cada um em seu lugar Crer No Glorioso Cristo Redentor e Professor das nações pra tudo dar certo e assim merecer o arrebatamento. Não é porque somos evangélicos que temos que ser diferentes e narizes ímpia dos pois até hoje a católica é a mesma desde o começo se é a certa eu não acredito mas as vezes as pessoas acabam sem saber onde congregar por isso . Onde vai sempre vê algo errado nas igrejas e acaba optando pela católica pelo fato de ser fiel a seus ensinamentos mesmo que esteja errado.

    ResponderExcluir
  10. Nunca deixem de meditar estudar a fundo a Linda Palavra do Pai. Pois ela é clara e direta nóa mesmos é que complicamos por temos cada um uma opinião diferente da dos outros. Temos que chegar sempre num concenso . Religião não se discute mas a Palavra se ouve discute medita e estuda sempre guiado por Espírito Santo pois pra isso Cristo nos deixou Ele. Faça como eu vá a igreja depois com firme tudo que o pastor falou na bíblia e se possível até os louvores cantados na igreja confirme pra ver se tem boa procedência pois ose demônios estão aí pra nós enganar se possível até mesmo dentro da igreja. Tudo que ele puder usar ele usará . Vigiamos todos pra não cair em suas ciladas e perder nosso nome no Livro da Vida

    ResponderExcluir
  11. eu tenho uma dúvida: mulheres não sendo pastoras podem pregar a palavra no culto ou isso cabe somente aos pastores titulares?

    ResponderExcluir
  12. Graça e paz irmã, a questão não é o titulo de "pastora" mas sim observancia de uma ordem do Senhor e quando a mulher é convertida e o marido não, ela tem de ganhá-lo sem palavras.. como está escrito.. "Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher." 1º Pedro 3:1. Agora perceba irmã, que se a mulher não pode ensinar ao marido em casa, o que dirá ensinar na congregação, onde tem as ovelhas do Senhor...

    ResponderExcluir
  13. Raquel era pastora (de ovelhas) porque o pai dela não tinha filhos (sexo masculino). O SENHOR escolheu homens para pastores. Já vi homens testemunhando esse chamado (como no meu caso o qual houve confirmação em igrejas diferentes sobre esse chamado na minha vida), todavia, até hoje, ainda não vi nenhuma irmã Cristo testemunhar algum chamado do SENHOR ao pastorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a paz nao viu porque nao quer ver, ou porque nao viu mesmo, sou missionaria e já vi e ouvi muitos testemunho de chamados de pastoras e missionarias assim como eu, eu creio que aquele que prega ou fala do amor de DEUS COM O CORAÇÃO, Deus se alegra, porque jesus nao morreu só por homens, mas por todos, enquanto tiver folegou de vida, vou prega e testemunhar aquilo que fez por mim, com a provação de meu esposo amem.

      Excluir
  14. Raquel era pastora (de ovelhas) porque o pai dela não tinha filhos (sexo masculino). O SENHOR escolheu homens para pastores. Já vi homens testemunhando esse chamado (como no meu caso o qual houve confirmação em igrejas diferentes sobre esse chamado na minha vida), todavia, até hoje, ainda não vi nenhuma irmã Cristo testemunhar algum chamado do SENHOR ao pastorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A função do pastoreio no Antigo Testamento era das mulheres, já que os homens tinham outras funções na época.

      Excluir
  15. Se você já tem faculdade de teologia,indico a você fazer de novo.

    SEJA COMO PAULO,DEIXA O MACHISMO DE LADO E ACEITA QUE MULHERES SABEM FAZER TAL COISA IGUAL HOMEM SABER FAZER.

    “A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido;mas que esteja, em silêncio.

    Esse vers. quer dizer que a mulher dentro da sua casa,tem que aprender em silêncio.

    MT.26-31 Diz que JESUS fala a Pedro em parabolas que JESUS é o pastor dele e dos discipulos.
    porém....
    GN.29-9 Diz que Raquel é a pastora das ovelas do pai dela.

    Mulher ser apostola não tem na biblia mais porém em RM.16-7 Paulo mensiona Junia como superior dos apostolos.

    FICA NA PAZ DO CRIADOR,QUE ELE ABRE SEUS OLHOS E QUE VOCê VEJA OS MINISTERIO DAS MULHERES.AMÉM

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz irmã, começamos lhe dizendo que servir a Deus exige obviamente seguir a vontade Dele, a qual já está clara, então não se trata de machismo, como se não quiséssemos que as mulheres façam algo que elas também sabem fazer, mas trata-se de agir como Deus quer, oras ele quer o homem, gênero masculino como cabeça, por isso pregamos isso. E se por acaso estive escrito “que o homem aprenda em silencio”, nós homens por querer fazer a vontade de Deus, assim agiríamos e muitos de nós não tacharia as mulheres de “feministas” por não querer alterar uma ordem do Senhor.
      Perceba irmã que se sua preocupação for fazer a vontade de Deus, não haverá problemas em seguir a ordem de sujeição, mas se a questão for birra por não poderem ser cabeças de homens, achando que isso no plano espiritual lhes dará poder e status, então isso é ser carnal, portanto não há o que discutir, pois estamos falando de coisas espirituais e não de carnalidades, que por sua vez não passa de briga por poder, disfarçado de briga por direito iguais. Repito: A questão é fazer a vontade de Deus e não há nada de humilhante em se sujeitar, até porque certamente você faz isso em relação a seu patrão ou patroa, certamente você segue regras para quase tudo, então porque é tão difícil aceitar um preceito espiritual?
      A teologia jamais estará acima da palavra e da vontade de Deus. E segundo o texto que leu já da para saber que essa sujeição vai do culto a convivência em casa.
      Outra coisa amada irmã, você precisa ter calma ao produzir seu raciocínio, eu (Samuel) o mais jovem, errei milhões de vezes em interpretações, beirando a coisas até grotescas, simplesmente por não pensar antes. Perceba que quando citou Raquel você assim o fez, sem notar que ela era pastora literalmente, ou seja, cuidava de ovelhas que literalmente são animais. Já Jesus e os pastores da igreja só ganham esse titulo de “pastor” porque cuidam e guiam os fieis, ou seja, são pastores de homens, pescadores de homens, que por sua vez são guiados como ovelhas, por isso quem os guia é chamado de pastor, agora note que os termos pastor e ovelha, está no sentido figurado, para exprimir o trabalho espiritual entre aqueles que cuidam e aqueles que são cuidados, o que significa dizer que no plano espiritual não existe pastora, afinal esse titulo só foi dado aos homens e se você vê algumas mulheres com esse titulo, entre os cristãos, sem duvida é porque elas mesmas ou homens estranhos a verdade as intitularam assim.
      E quanto a Romanos vejamos de novo o versículo, porém com mais atenção:
      “Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.” Romanos 16:7
      Aqui nos parece que a palavra distinguir denota destacar, ou seja, eles eram destacados, não só a mulher, mas também o homem, ou seja, eram pessoas firmes na fé, serviam com fervor e já estavam convertidos antes de Paulo, ou seja, em nenhum momento diz que Junia era superior a ninguém e menos ainda aos apóstolos. E tentar forçar uma interpretação assim nos parece um tanto de feminismo exagerado.
      Tem que orar a Deus, pois a nós jovens no geral, falta muito entendimento, por isso temos de buscar a sabedoria incessantemente, pedindo entendimento e conhecimento a Deus, fazendo a nossa parte pesquisando cada duvida e lendo a bíblia como um todo, sem permitir que alguém nos impeça de buscar a sabedoria, afinal esse é um compromisso entre nós e Deus. Graça e paz.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. A paz do Senhor Jesus!

    Amado irmão, no caso o Pastor da igreja morre, a esposa biblicamente como fica.Ela assumiu a igreja, não é Pastora, mas como Missionária faz o papel do Pastor, batiza, celebra a ceia e aí? Tenho essa dúvida, POR FAVOR, ALGUM IRMÃO PODE ME ESCLARECER? Agradeço, graça e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz amada irmã, antes de mais nada, nos desculpa pela demora na resposta. Vamos ao esclarecimento. Na antiga aliança, ou seja, aquela antes de Jesus, antes desse tempo da graça, Deus usou algumas varoas, afinal ele faz como quer, porém elas não foram porque queriam, mas por terem sido chamadas por Deus, que o único que sabe o que é melhor para cada momento, porém para nós a mensagem já está mais que clara, ou seja, a mulher não pode liderar e essa ordem não pode ser mudada só porque temos um motivo para passar por cima dela, em outras palavras nos dias atuais mesmo em casos especiais já sabemos a vontade de Deus, que é sempre cumprir sua vontade e nesse caso a vontade é que um homem lidere. Talvez algum orgulho, sensação de responsabilidade ou até mesmo sensação de poder, possa fazer a irmã ou alguma outra irmã na mesma situação não querer dar o cargo a algum varão que seja de fora da família ou que não seja tão próximo da família, para agradar a nosso Senhor, que nossa vontade que é humana, não esteja acima da vontade de Deus, até porque a igreja é de Deus e não do pastor que infelizmente deixou seus amados irmãos. Se é de Deus ninguém herda nada, ninguém é dono ou dona da congregação. Irmã mesmo que sua família, ou parte da congregação discorde sua parte é fazer uma eleição entre os varões da congregação ou até mesmo entre varões das congregações mais próximas, para que a maioria aponte os varões mais integro, sinceros e capacitado, que de alguma forma já tenha provado sua fidelidade ao Senhor e assim estabelecer um novo pastor, pois essa é a vontade de Deus. Que nosso grandioso Deus te ilumine para tomares a decisão que esteja de acordo com a vontade de Deus. Graça e paz.

      Excluir
  19. estando almas em algum lugar ou congregaçao nercessitando de ensino ou liderança que nao tenha homem capacitado ou nao quera trabalha vai deicha-las perecer porque mulheres nao podem ensina que amor e este. ou ensinando e liderando estas almas para o cèu ela ira contra a onden de DEUS este nao e o ensinamento . de DEUS por que ele mesmo entregou sua vida pelo amor as almas. no fundo o que falta e olha com os olhos do amor porque se fosse por regras ou por leis o ordem nòs os gentil mem salvaçao teriamos

    ResponderExcluir
  20. estando almas em algum lugar ou congregaçao nercessitando de ensino ou liderança que nao tenha homem capacitado ou nao quera trabalha vai deicha-las perecer porque mulheres nao podem ensina que amor e este. ou ensinando e liderando estas almas para o cèu ela ira contra a onden de DEUS este nao e o ensinamento . de DEUS por que ele mesmo entregou sua vida pelo amor as almas. no fundo o que falta e olha com os olhos do amor porque se fosse por regras ou por leis o ordem nòs os gentil mem salvaçao teriamos

    ResponderExcluir
  21. Lembrem se que na epoca de Cristo as muheres eram muito descriminadas...e pra falar a verdade eu creio que Deus nao faz esse tipo de acepçao, nao importa que seja homem ou muiher o importante é que deem bom testemunho, sejam cheios do espirito Santo pastores, pastoras...somos um corpo e a cabeça é Cristo.
    Com cargo eclesiastico ou nao as mulheres estao na luta, no campo fazendo o ide de Jesus, pregando, liderando cim respeito aos homens, as outras mulheres ....muitas nao se preocupam com cargos e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus quando olha do alto céu não nos olha como homens e mulheres e sim como criação amada. Quando aceitamos a Cristo nos tornamos filhos amados, servos para serem usados em sua obra. ELE usa quem Ele quer, na hora que quer, como quiser, independente de nossa opinião. A bíblia também diz que o pior pecado é a blasfêmia contra o Espírito Santo, se é mulher ou homem, o importante é que seja por ELE. Cuidado irmãos o improtante é ganhar almas para Ele!

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. As mulheres devem ser submissas aos seus maridos, assim como Cristo era e foi submisso a Deus.. Submissão não inferioriza e nem discrimina a ninguém... Mas em nenhum texto.. nenhum... menciona ou dá respaldo a mulheres exercerem pastorado ou ministrando sobre todos... apenas homens... Infelizmente muitas tem tomado a dianteira em locais e momentos extremos para ENSINAR mas nunca para pastorado , apostolado ou bispado como acontece hoje.. isso é forçar barras... Mas parece que desejam apenas terem títulos e ou posições de mando... e acham, certas mulheres, que são discriminadas... Nada a ver... Deus mesmo quem instituiu isto e não é minha ou a opinião de ninguém prevalece, mas a ordem é do Senhor. A guerra quem faz é porque ou não entendeu ainda ou não aceita ( e isso já uma insubmissão...) a Deus.. Então cria desordens, foi isso mesmo que Paulo, inspirado pelo Espírito Santo ensinou.. E Jesus , em momento algum expressou ser essa Sua vontade. Há muito serviço que mulheres exercem e muito bem em casa ou na igreja, mas Ministério foi ordenado a homens.

    ResponderExcluir
  24. Graça e paz queridos,
    Penso que estamos diante de uma discussão antiga... Também não encontro na Bíblia nenhum exemplo de mulheres pastoreando igrejas, creio que esta seja sim uma função para os homens, diante da boa vontade de Deus. Mas entendo que algumas mulheres acabam exercendo a função de pastoras embora não sejam reconhecidas de maneira formal. Quando aconselhamos outras mulheres, quando exortamos, quando ouvimos seus dilemas e dificuldades estamos de alguma forma pastoreando-as, liderando-as, ensinando-as mas continuamos com o cargo de auxiliadoras ou apenas de "a esposa do pastor" - o que não nos diminui em nada. Acredito que quando o alvo é realmente ganhar vidas, o cargo não importa, o reconhecimento não faz diferença e sim obedecer o chamado do nosso Senhor Jesus.
    Meu desejo é que aqueles que exercem a função de pastores, sejam eles homens ou mulheres, o façam com zelo, já que a Palavra do Senhor nos diz: ...E, a qualquer que muito foi dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá. Lucas 12:48
    Peço as mulheres da minha geração que não almejem o pastorado. Continuemos apenas como "a esposa do pastor", a líder do círculo de oração, a irmã de intercessão mas fazendo o que nos foi posto a mão para fazermos

    ResponderExcluir
  25. para mim pode ser pastora para guiar as outras mãe para o homem a bíblia e clara.

    ResponderExcluir
  26. mulher liderar uma igreja não sei, se Paulo falou isso ele sentiu e viu a fragilidade da mulher, 1 Timóteo 2;7 a 14 nos não temos como desviar aquilo que esta plasmada na bíblia., a mulher pode só segurar coisas mais fácil na igreja, trabalhar com crianças ensinando , mais ser pastora , Bispal ets será um duro.

    ResponderExcluir
  27. Concordo plenamente com você Andressa Feller! Podemos observar em muitas falas que o MACHISMO Prevalece!!

    ResponderExcluir
  28. esse e-mail e de minha filha.meu nome e Patricia e sou casada a 12 eu aceitei a jesus primeiro que meu marido ele tem 2 anos na prensenca do Senhor e as vezes em casa ele me pedi para explicar algo que ele nao entendeu na biblia.sera que e errado nao orienta-lo.respeito muito a opiniao de vcs tbm nao concordo com mulheres com tais titulos mencionados mas amo fazer o ide do Senhor e tanto que a 5 anos foi consagrada a missionaria no meu ministerio,onde nao ha pastoras mas entra pastoras de outra congregacao para pregar e ai meu lider esta sem visao.sao muitas coisas a ser entendida mas o proprio Deus nao revela seu total conhecimento e outra coisa Jesus quando volta vai bosca sua NOIVA.e nao seu NOIVO onde fica vcs homens.tudo e para ser pensado com carinho

    ResponderExcluir
  29. Cara Patrícia, quando a Bíblia diz que Cristo voltará para buscar sua noivA, está se referindo à igrejA. E a igreja de Cristo é composta de homens, mulheres, crianças, idosos. NoivA nao se refere apenas às mulheres e muito menos aos prédios onde congregamos. A volta de Cristo é comparada a um casamento em que o noivo representa Cristo e a noiva, nós sua igreja. Ap 19:7-10
    Espero ter contribuído
    Um abraço

    ResponderExcluir
  30. Qto machismo... nao creio que Jesus Cristo faça acepção de pessoas...

    ResponderExcluir
  31. Vamos lá,o que vejo é que as palavras de Paulo,são até superiores a de Jesus, em nenhum momento vi os irmãos citarem que Jesus disse, mais ao citam Paulo.
    Quero entender quem titulou Paulo como Apóstolo e doutor?
    Paulo se tornou superior até aos próprios discípulos que foram ensinados pelo próprio Jesus.
    Será que não estamos interpretando a visão de Paulo,em vez de cumprir o IDE de Cristo?
    Assim como Paulo disse ter sido chamado e ter tido um encontro com Cristo, eu tbm não posso???
    Não vi nenhuma citação aqui que diga sobre o que Jesus disse, só o que Paulo diz.
    Porque Paulo diz que temos que ser imitador dele,como ele é de Cristo? Porque ele se colocou até a frente do próprio Jesus,afinal temos que ser imitadores de Cristo, não de Paulo.

    ResponderExcluir
  32. Obedeça a Palavra de Deus mulheres!

    Ouça o que o Espírito diz as igrejas

    ResponderExcluir
  33. Claramente a PALAVRA revela que bem aventurados são aqueles que não se apartam das verdades e padrões por Deus em sua infinita bondade estabelecidos; pois o princípio da sabedoria é o temor
    a Deus. Como mulher devo proceder conforme a hierarquia que o Senhor ordena bíblicamente que de forma alguma desvaloriza ,ou faz inferior minha função ao me submeter aos padrões a mim instituídos pois zelam pelo meu bem. A deturpação dos princípios bíblicos é uma afronta a palavra,e se nós mulheres cristãs queremos desfrutar das bençãos e andar em obediência sejamos prudentes em não descaracterizar a simplicidade de nossa posição de submissas em respeito e obediência a Deus. É um honra ser reconhecida como mulher de Deus não por títulos mas por testemunho de fidelidade a palavra. A mulher virtuosa acima de tudo produz os frutos do Espírito e a luz da Bíblia aceita sua posição em humildade e amor ao Senhor.

    ResponderExcluir
  34. Bom o fundamento da fé do Cristão é a palavra do Senhor que para nós é a bíblia, Paulo diz que a mulher não deve ensinar, pois ela foi enganada pelo diabo isso esta no novo testamento.(1Timoteo 2 – 14)
    Vamos a Genesis 3-16, na tradução King James é a que melhor esclarece isso. D'us, sentencia a mulher que ela seguira desejando influenciar o teu marido, mas ele te dominara.
    Influenciar para quem já foi enganada pelo diabo, então não pode ser pastora e nem querer ensinar é decreto do Senhor. Em 1 Samuel capitulo 15 versículo 23, esta escrito que todo aquele que é rebelde é feiticeiro.
    Então que se rebela contra a palavra do Senhor que não é interpretativa não, pois isso o diabo usa para enganar trouxa.
    Portanto toda mulher hoje como pastora cumpre o que esta em apocalipse 2 versículo 20, o ministério satânico de Jezabel.


    Washington Luis Leonilio da Silva

    ResponderExcluir
  35. ela precisou de ajuda coisa que um homem fazia
    pois não era seu trabalho o trabalho das mulheres
    era carregar agua.tirar agua do poço e não da de beber
    por que seu pai so tinha mulher?

    ResponderExcluir
  36. Tanto homem q não deveria ser pastor e é
    E mta mulher virtuosa dando mas bom exemplo de pastora doq mtos pastor por aí..
    Deus q o ide ...

    ResponderExcluir
  37. Lucas 19:40
    40 - E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.
    Aos Homens que se eximem da responsabilidade. As mulheres como auxiliadoras idôneas, estão cumprindo o IDE do Senhor Jesus, parabéns pelas mulheres de fibra, Deus abençoe a todos, em nome do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  38. Ao meu ver, cada um interpreta a bíblia de uma forma, não concordo com interpretações, creio no que esta escrito sem nenhuma interpretação humana como cita Paulo, 1ª Timóteo 3 é muito claro quanto ao padrão para servir no altar, sem semantismo ou exegese bibica ta muito claro ou, caso contrario o que esta escrito por Paulo não merece credito?
    Anátema, o significado: “Que seja amaldiçoado, excluído do reino de DEUS. Banido ou excomungado”.
    Gálatas 1,8: “Mas ainda que alguém – nós ou um anjo baixado do céu – vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja Anátema.”

    Gálatas 1,9: “Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele Anátema!”
    Espero que alguém entenda!

    ResponderExcluir
  39. Leia em aos Romanos 16.7 e verás se a mulher não pode ter cargo na obra ou vai dizer que entre os apóstolo de Jesus não tinha uma mulher que se destacava entre os apostolo por nome de Júnia

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho uma coisa para falar, quero dizer irmão que o seu modo de pensar está corretíssimo! É tudo que escreveu está sim na Bíblia! Deus não muda e essas foram palavras do próprio Deus! Mais eu tenho algo a falar, eu sou pastora, e amo a palavra de Deus, mais nem por isso eu mando no meu esposo, pelo contrário vivemos a palavra. Meu marido é a minha cabeça e ele me abençoou o meu ministério, assim como Deus abençoou o nosso ministério. Vivemos em novidade de vida, quem melhor para ensinar do que aquela que vive em oração 🙏. Eu não julgo a sua forma de pensar, mais não sejamos a boca que declara a guerra! Como eu posso subir em um altar para falar do amor de Jesus se eu tenho preconceito com as mulheres que sobem para pregar a palavra de Deus! Eu os convido para examinar o vosso coração e falar que Deus abomina a religiosidade, isso nos afasta do senhor! Nosso papel não é jugar não cabe a nós o julgamento cabe a nós amar as pessoas independentemente se ela está fazendo o que é errado ou certo. Se amamos alguém oramos por ela e não jugamos. Deus os abençoe e abra os vossos olhos. Meu esposo me abençoou o meu ministério e ele tem muito orgulho disso. Somos felizes. Há mais de 15 anos

    ResponderExcluir
  41. Ah e outra coisa antes que eu me esqueça, as mulheres da Bíblia não foram somente intercessoras não, muitas delas tiveram posicionamentos que mudaram a nossa história até hoje! As mulheres tem o dom não somente de pregar mais de ser ouvida. Não importa o que to você tem a dizer, o que importa é o quanto vão te ouvir.

    ResponderExcluir
  42. Paz a todos o que entende que Deus não mundo e a biblia e Deus todos que nos presisamos esta na bíblia e a biblia fala sobre que ninguem pode aumenta no diminuir Deus nunca erra biologia fue feito por homme sinado no cartorio a biblia fue escrito por Deus por diverso profeta a quem eu tenho que acreditar na reveração o na biblia

    ResponderExcluir
  43. Muito boa tarde!
    Muita cristandade e pouco cristinianismo! Preferem seguir orientações de Paulo (considero aqui o grande mérito de ter aspergido as orientações de Jesus por todo mediterrâneo) e outros personagens que mostraram, apesar de terem sido intuídos por Jesus, não conseguiram se desvencilhar de suas más tendências e imperfeições, como Davi que praticamente assassinou seu melhor amigo para ficar com sua esposa ou Elias, que apesar de já ter vencido a grande competição de assar churrasquinho de cordeiro, mandou degolar os 500 sacerdotes de Ba'al e também Paulo, que como a maioria dos Judeus não conseguem se livrar do apego aos bens físicos, do machismo e outras variantes de comportamentos herdados de seus ancestrais.

    ResponderExcluir
  44. Boa Tarde
    Em 2 joão versículo 1
    João escreve uma carta a uma mulher e a chama de "O presbítero á senhora eleita"
    O significado de presbítero segundo o dicionario significa (sacerdote).
    Me alegro muito com essa carta e ao mesmo tempo me entristeço pois ninguém o lê obviamente.
    Mais deixo aqui a minha opinião biblicamente que sim, mulheres podem ser levantadas como pastoras.

    ResponderExcluir
  45. A paz de Cristo.
    Tem fundamento, no caso eu congregava numa igreja onde o líder é uma pastora! Eu estranhei pois não havia visto na bíblia base sobre o assunto, mas uma boa igreja kkkk mulher muito usada por Deus, a bíblia diz que satanás também realiza prodígios e milagres! E muitos seriam enganados com falsa doutrina.
    Por fim Deus me tirou daquela congregação, creio que foi Deus eu comecei ver coisas que não eram corretas.

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde , acho que aqui nesta estranheza das mulheres serem pastoras oh líderes há uma grande equívoco. Na Bíblia mesmo fala que se estão ao nosso lado que mal há? Acredito que se Deus deu dom às mulheres da Bíblia de serem profetas como em Débora, de orarem e jeijuarem por sua nação como foi em Ester , porque não concederia as mulheres o dom de liderar e resgatar almas para o Senhor? Acho que há aqui um mister de superioridade quanto ao sexo , mas aí vocês dirão que Jesus escolheu 12 apóstolos...sim ..mas a quem ele apareceu primeiro após sua ressurreição? Não seria isto uma clara resposta ao fato de que as mulheres não eram colocadas em segundo plano, principalmente para Deus? Acho que há aqui uma posição de quem escreveu de destruição das boas obras que milhares de mulheres, obreiras e missionárias fazem.E não é isso que Deus quer .Espero ter ajudado a quem chegou aqui cheia de virtude e querer levar a palavra de Deus e se deparou com um balde de água fria colocado na boca de um homem.

    ResponderExcluir